terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Ábaco e a Construção do Número.

Utilizar recursos matemáticos nas aulas é uma maneira de aprender de forma lúdica. Abaixo segue um plano de aula aplicado em um dos Projetos Interdisciplinares que desenvolvemos na Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.

PÚBLICO ALVO: Crianças de cinco anos, que frequentam Educação Infantil.

OBJETIVO GERAL
  • Promover aprendizagens através do lúdico;
  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Estimular o raciocínio lógico. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Articular e resolver operações matemáticas;
  • Trabalhar noção de quantidade (mais, menos, igualdade). 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os jogos são importantes para as relações sociais. Segundo Vigostski o desenvolvimento da criança se dá a partir do contato com o brinquedo, o jogo e a brincadeira. O jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática. "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança" (Kishimoto, 1994, p. 22).
Promover aprendizagens de conteúdos matemáticos de forma lúdica é uma maneira de envolver a criança e fazer o aluno perceber que é possível aprender Matemática de forma divertida e recreativa, contribuindo na desmistificação da disciplina e no processo ensino aprendizagem.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
            Diante da proposta do Projeto Interdisciplinar de se trabalhar com o lúdico, escolhemos um jogo, que utiliza o ábaco como recurso. Abaixo segue as instruções e regras do mesmo.

Jogo: Nunca Dez no Ábaco

REGRA 1: Os dois jogadores sentam-se lado a lado;
REGRA 2: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, pega a quantidade de cubinhos indicada no dado e coloca-os na primeira haste de seu ábaco (Unidades);
REGRA 3: O jogador seguinte joga o dado e faz seu jogo também;
REGRA 4: Sempre que o jogador observar que há um grupo de 10 cubinhos em sua haste, retira-os e coloca apenas um cubinho na haste seguinte, no caso, na haste da dezena. E aí ela tem o direito de jogar novamente. Os cubinhos que não formarem um grupo de 10 permanecem na haste.
REGRA 5: O jogo continua até que um dos jogadores consiga 10 cubinhos na haste da Dezena, trocando-os por um cubinho na haste da Centena, ou seja, 100 pontos.

CRONOGRAMA
  • Quando realizar? Um sábado, especificamente dia 06 de outubro de 2012.
  • Como organizar os alunos? Coletivamente.
  • Quais os materiais necessários? Ábaco
  • Qual a duração? Cerca de 30 minutos.

FOTOS

                                     
  





3 comentários:

  1. Projeto Interdisciplinar sempre tenso, mas que depois, definitivamente vale a pena. Grandes aprendizagens, grandes momentos, coisa que se leva pra vida: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!

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  2. Adorei a proposta, deu até ideia de como construí-lo com as crianças antes do seu uso. Parabéns pelo trabalho e também por compartilhá-lo, pois só assim promoveremos, a longo prazo, mudanças no currículo escolar, partindo de metodologias mais participativas e inovadoras, saindo dos métodos formais e fragmentados de ensino, baseados somente em materiais didáticos escritos.

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