Utilizar recursos matemáticos nas aulas é uma maneira de aprender de forma lúdica. Abaixo segue um plano de aula aplicado em um dos Projetos Interdisciplinares que desenvolvemos na Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
PÚBLICO ALVO: Crianças de cinco anos, que frequentam
Educação Infantil.
OBJETIVO GERAL
- Promover
aprendizagens através do lúdico;
- Desenvolver
habilidades motoras;
- Estimular o raciocínio lógico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Articular
e resolver operações matemáticas;
- Trabalhar noção de quantidade (mais, menos, igualdade).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os
jogos são importantes para as relações sociais. Segundo Vigostski o
desenvolvimento da criança se dá a partir do contato com o brinquedo, o jogo e
a brincadeira. O jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação
Matemática. "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio
de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia
o desenvolvimento integral da criança" (Kishimoto, 1994, p. 22).
Promover
aprendizagens de conteúdos matemáticos de forma lúdica é uma maneira de
envolver a criança e fazer o aluno perceber que é possível aprender Matemática
de forma divertida e recreativa, contribuindo na desmistificação da disciplina
e no processo ensino aprendizagem.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Diante da proposta do Projeto
Interdisciplinar de se trabalhar com o lúdico, escolhemos um jogo, que utiliza
o ábaco como recurso. Abaixo segue as instruções e regras do mesmo.
Jogo: Nunca Dez no Ábaco
REGRA 1: Os dois jogadores sentam-se
lado a lado;
REGRA
2: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, pega a quantidade de cubinhos
indicada no dado e coloca-os na primeira haste de seu ábaco (Unidades);
REGRA
3: O jogador seguinte joga o dado e faz seu jogo também;
REGRA
4: Sempre que o jogador observar que há um grupo de 10 cubinhos em sua haste,
retira-os e coloca apenas um cubinho na haste seguinte, no caso, na haste da
dezena. E aí ela tem o direito de jogar novamente. Os cubinhos que não formarem
um grupo de 10 permanecem na haste.
REGRA
5: O jogo continua até que um dos jogadores consiga 10 cubinhos na haste da
Dezena, trocando-os por um cubinho na haste da Centena, ou seja, 100 pontos.
CRONOGRAMA
- Quando realizar? Um sábado, especificamente dia
06 de outubro de 2012.
- Como organizar os alunos? Coletivamente.
- Quais os materiais necessários? Ábaco
- Qual a duração? Cerca de 30 minutos.
FOTOS
Projeto Interdisciplinar sempre tenso, mas que depois, definitivamente vale a pena. Grandes aprendizagens, grandes momentos, coisa que se leva pra vida: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!
ResponderExcluirAdorei a proposta, deu até ideia de como construí-lo com as crianças antes do seu uso. Parabéns pelo trabalho e também por compartilhá-lo, pois só assim promoveremos, a longo prazo, mudanças no currículo escolar, partindo de metodologias mais participativas e inovadoras, saindo dos métodos formais e fragmentados de ensino, baseados somente em materiais didáticos escritos.
ResponderExcluirTem quebter quantas pessoas
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