quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Matemática no Cotidiano: Sugestão de Plano de Aula.

PENSANDO NAS SITUAÇÕES APRESENTADAS NA POSTAGEM ANTERIOR, SELECIONAMOS UMA E FIZEMOS UM PLANO DE AULA.


SITUAÇÕES SELECIONADAS: DINHEIRO, COMÉRCIO E ECONOMIA.

PÚBLICO ALVO
Crianças do Ensino Fundamental, na modalidade Quarto Ano, que compreende a faixa etária de nove e dez anos.

PERFIL
            Quarto Ano do Ensino Fundamental, crianças que estão já são alfabetizadas, no sentido amplo da palavra, e precisam avançar nos conhecimentos e conteúdos específicos e de ampliação de mundo.
           
 TEMPO PREVISTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
            3 AULAS

TEMA DA AULA
DINHEIRO, COMÉRCIO E ECONOMIA.

DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA
Matemática.

OBJETIVOS GERAIS
ü  Conhecer o sistema monetário brasileiro;
ü Estimular o raciocínio lógico;
ü Avançar nas aprendizagens e cálculos matemáticos;
ü Incentivar o cálculo nas diferentes situações de aprendizagem;
ü Compreender técnicas operatórias e cálculo mental;
ü Avançar nos compreendimento dos conteúdos;
ü Promover a ligação do cotidiano com a matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco;
ü  Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos;
ü  Diferenciar e comparar os produtos do supermercado, bem como preços.  

CONTEÚDO
ü Quatro operações básicas da matemática;
ü Interpretação e resolução de problemas;
ü Sistema monetário brasileiro;
ü Compras.

JUSTIFICATIVA
            Diante dos conteúdos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da perspectiva que a matemática deve ser ensinada de forma contextualizada, escolhemos desenvolver situações que fizessem parte da realidade vivenciada pelo aluno, de modo que esse compreenda as técnicas e operações ensinadas de forma lúdica e significativa.           

SITUAÇÃO DIDÁTICA
            Primeiramente é importante conversar com as crianças sobre a história do dinheiro e deixar que tenham contato com o mesmo (comprado em loja de R$1,99). A professora (o) pode distribuir quantias diferentes para cada aluno e formar uma tabela com o nome e a quantidade de dinheiro que cada um tem, estimulando assim o cálculo mental, ou se necessário, usando o cálculo de forma escrita.
            Distribua folhetos de supermercados para a sala, converse sobre o material recebido, induzam a verificar o preço dos alimentos e quantidades que compram normalmente. Peçam que façam listas de compras, para que, posteriormente produzam situações problemas de valor de compra, quantia dada, troco, etc.
           
RECURSOS
ü Lápis de escrever;
ü Borracha;
ü Apontador;
ü Folhas;
ü Dinheiro de brinquedo (vendido normalmente em lojas de R$1,99);
ü Folhetos de supermercados.

CRONOGRAMA  
     Leitura em silêncio e individual dos problemas;
                               Leitura feita pela professora (estagiária, no caso, eu);
                               Resolução dos problemas;
                               Correção dos problemas;
                               Proposta e resolução do desafio.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita concomitante com o desenvolver das atividades.

SUGESTÃO PARA AMPLIAÇÃO DA ATIVIDADE: Se possível o educador, pode levar seus alunos ao supermercado, como um estudo de meio ou mesmo brincar com embalagens, separando e montando uma espécie de supermercado na sala.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em:  http://www.lo.unisal.br/nova/estagio/arquivos/proj_mat1.pdf - Acesso em 01 de novembro de 2012.

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