SITUAÇÕES
SELECIONADAS: DINHEIRO, COMÉRCIO E ECONOMIA.
PÚBLICO ALVO
Crianças do Ensino Fundamental,
na modalidade Quarto Ano, que compreende a faixa etária de nove e dez anos.
PERFIL
Quarto Ano do Ensino Fundamental,
crianças que estão já são alfabetizadas, no sentido amplo da palavra, e
precisam avançar nos conhecimentos e conteúdos específicos e de ampliação de
mundo.
TEMPO PREVISTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
3 AULAS
TEMA DA AULA
DINHEIRO, COMÉRCIO E
ECONOMIA.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA
Matemática.
OBJETIVOS GERAIS
ü Conhecer o sistema monetário brasileiro;
ü Estimular
o raciocínio lógico;
ü Avançar
nas aprendizagens e cálculos matemáticos;
ü Incentivar
o cálculo nas diferentes situações de aprendizagem;
ü Compreender
técnicas operatórias e cálculo mental;
ü Avançar
nos compreendimento dos conteúdos;
ü Promover
a ligação do cotidiano com a matemática.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco;
ü Observar a forma de organização de um supermercado e dos produtos;
ü Diferenciar e comparar os produtos do supermercado, bem como
preços.
CONTEÚDO
ü Quatro operações básicas da matemática;
ü Interpretação e resolução de problemas;
ü Sistema monetário brasileiro;
ü Compras.
JUSTIFICATIVA
Diante dos conteúdos apresentados nos
Parâmetros Curriculares Nacionais e da perspectiva que a matemática deve ser
ensinada de forma contextualizada, escolhemos desenvolver situações que
fizessem parte da realidade vivenciada pelo aluno, de modo que esse compreenda
as técnicas e operações ensinadas de forma lúdica e significativa.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Primeiramente é importante conversar
com as crianças sobre a história do dinheiro e deixar que tenham contato com o
mesmo (comprado em loja de R$1,99). A professora (o) pode distribuir quantias
diferentes para cada aluno e formar uma tabela com o nome e a quantidade de
dinheiro que cada um tem, estimulando assim o cálculo mental, ou se necessário,
usando o cálculo de forma escrita.
Distribua folhetos de supermercados
para a sala, converse sobre o material recebido, induzam a verificar o preço
dos alimentos e quantidades que compram normalmente. Peçam que façam listas de
compras, para que, posteriormente produzam situações problemas de valor de
compra, quantia dada, troco, etc.
RECURSOS
ü
Lápis
de escrever;
ü
Borracha;
ü
Apontador;
ü
Folhas;
ü
Dinheiro
de brinquedo (vendido normalmente em lojas de R$1,99);
ü
Folhetos
de supermercados.
CRONOGRAMA
Leitura em silêncio e individual dos
problemas;
Leitura feita pela professora
(estagiária, no caso, eu);
Resolução dos problemas;
Correção dos problemas;
Proposta e resolução do desafio.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita concomitante com
o desenvolver das atividades.
SUGESTÃO PARA AMPLIAÇÃO DA ATIVIDADE: Se possível o educador, pode levar seus
alunos ao supermercado, como um estudo de meio ou mesmo brincar com embalagens,
separando e montando uma espécie de supermercado na sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível
em: http://www.lo.unisal.br/nova/estagio/arquivos/proj_mat1.pdf
- Acesso em 01 de novembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário