quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O CÁLCULO MENTAL


A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO MENTAL

            O cálculo mental é a capacidade de efetuar uma operação e encontrar sua solução independentemente de um registro numérico e sem o uso de materiais concretos, ou seja, buscar uma solução para uma situação problema sem o uso de qualquer recurso, a não ser a capacidade intelectual própria do ser humano. (RAMOS, 2009, p.99)
Os processos do cálculo metal são diferentes dos usados no processo escrito e desde os primórdios que a técnica é utilizada, uma vez que, antes do surgimento da escrita e dos números, o homem já sentia necessidade de contar e ter controle sobre as coisas; por isso, pratica processos matemáticos, como a correspondência.
Estimular o aluno a realizar esse tipo de técnica é importante, uma vez que, nem sempre ele terá um recurso, instrumento ou material de cálculo a sua disposição. É relevante, porque nas situações cotidianas como, por exemplo, na compra de um alimento, no momento de entregar o dinheiro, de receber o troco, no olhar para o relógio e calcular quanto tempo você tem para chegar a um determinado destino, etc, nós utilizamos nossa capacidade lógica matemática.
Vale destacar que, o cálculo mental não é “chute”, por isso é preciso verificar e discutir as diferentes estratégias que as crianças utilizam para resolver mentalmente as situações apresentadas, valorizando e trocando informações com o outro o aprendizado se torna mais expressivo e a ação de construção do conhecimento feita pelo aluno é valorizada.
            Assim cabe ao professor, introduzir em sua prática e envolver seus alunos de modo que esses sejam criativos na busca e soluções de problemas, sabendo utilizar diferentes técnicas, materiais, recursos, bem como o cálculo mental.

BIBLIOGRAFIA

RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

Disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-nao-chute-500417.shtml - Acesso em 01 de novembro de 2012.


Um comentário:

  1. Vamos utilizar muito o cálculo mental nesses dias, pra somar nossas notas de provas, atps... hahahaha. Espero que tenhamos sucesso!

    ResponderExcluir